Campanha Contra a Gripe

Entenda a Gripe

A influenza, mais conhecida como gripe, é uma doença viral aguda causada pelo vírus influenza. Essa enfermidade é altamente contagiosa e durante as épocas epidêmicas é praticamente impossível evitar o contágio. O vírus causador da influenza é transmitido através das secreções respiratórias e circula nas aglomerações como: shoppings, transportes coletivos, escolas, dentre outros. Portanto, um indivíduo infectado pode rapidamente infectar todos os seus contatos.

Importância da prevenção contra a gripe

Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, após um período de incubação médio de dois dias (um a cinco dias), a doença manifesta-se de maneira rápida com febre, mialgias, cefaléias, mal-estar, tosse não produtiva, dor de garganta e rinite. Na maioria dos casos e na ausência de complicações, a doença desenvolve-se entre três a sete dias. Tosse e mal-estar podem persistir por mais de duas semanas. Além disso, o problema pode se agravar com a complicação do quadro e evolução para doenças bacterianas mais graves como otite média, pneumonia, sinusite, asma e bronquite.

Diante disso, o Ministério da Saúde, junto ao SUS, promove a Campanha Contra a Gripe, a qual informa a população sobre a importância da vacinação contra essa enfermidade.

ccg1

Fonte: Portalsaude

PREVINA-SE CONTRA A GRIPE!