O que é MedPrev?

O setor de Medicina Preventiva da Samp, criado em 2000, tem a finalidade de coordenar recursos que possibilitem aos clientes um ganho em sua qualidade de vida. Formado por uma equipe multiprofissional especializada, desenvolve campanhas e programas com o objetivo e melhorar as condições de saúde de nossos beneficiários e colaboradores, através da prevenção e da orientação.

Os programas desenvolvidos têm proporcionado aos clientes um conjunto de ações educacionais e práticas, conscientizando-os sobre promoção à saúde e prevenção de doenças, incentivando hábitos saudáveis e cuidados especiais a serem adotados em caso de patologias. Hoje o setor oferece os programas Gravidez Saudável, Viva Mais e Antitabagismo.

Fazem parte da equipe de Medicina Preventiva médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe administrativa, todos trabalhando de forma integrada, trocando informações e proporcionando ao paciente melhor qualidade de vida.

O programa atua nas diversas etapas de atenção à saúde:

Primária: prevenção de doenças antes de sua instalação, através da vacinação, cuidados com

higiene, alimentação, ambiente, etc.

Secundária: prevenção das complicações das doenças já instaladas e seus possíveis

agravamentos, através de controle de tratamento, cuidados com alimentação, exercícios,

ambiente (controle de diabetes, hipertensos e sobrepeso).

Terciária: medidas de recuperação de doenças crônicas e incapacitantes visando a reintegração da pessoa em seu meio e readaptação à rotina diária, dentro das possibilidades de seu novo estado físico.

Cada programa da Medicina Preventiva foi cuidadosamente elaborado para que você desfrute a vida com muita qualidade. Eles funcionam através de contato telefônico, orientando os pacientes que possuem alguma doença crônica (hipertensão, diabetes, doença renal, etc).

 

Serviço de Assistência Domiciliar

A Samp conta com o Serviço de Assistência Domiciliar, que​ é um acompanhamento multiprofissional em domicílio, destinado somente aos beneficiários residentes nos municípios de Vitória, Cariacica, Serra, Vila Velha e Viana.

Nessa modalidade de atendimento, as prioridades são a humanização e a inclusão. Os critérios da auditoria médica para esse atendimento incluem: avaliação das condições da moradia (local, acesso, condição técnica), avaliação da condição clínica e necessidade desse tipo de assistência, avaliação das condições sociais e familiares, que permitam o compartilhamento da responsabilidade de cuidados com o beneficiário (cuidador do beneficiário).

Como esse serviço não é de prestação obrigatória, ele não está previsto em contrato e pode ser considerado um benefício. Cabe a Samp, através de critérios técnicos e administrativos, definir os participantes que serão contemplados com essa modalidade de assistência.

 

 “Qualidade de vida é ter uma boa saúde física e mental. É estar de bem com você mesmo e com a vida.”