Dica do atleta com Natália Gaudio

“A ioga trouxe uma aquietação de que estava precisando”

Quando uma pessoa decide melhorar a qualidade de vida, geralmente busca uma prática física que possa contribuir com essa finalidade. Dentro do amplo universo de possibilidades, Natália Gaudio, atleta capixaba patrocinada pela Samp medalhista em competições internacionais nos aparelhos de ginástica rítmica, dá uma sugestão: a ioga.

“Apesar de ser uma profissional de uma modalidade, eu gosto muito do ambiente esportivo. Quando estou em casa, gosto de ir à praia surfar e jogar uma partida de vôlei, porque dá para praticar pertinho de onde eu moro (ela reside na Praia da Costa, em Vila Velha), mas a ioga é diferente. Traz um algo mais para minha vida”, revela.

A ioga teve origem na Índia há mais de 5 mil anos e hoje está em todas as partes do mundo. É uma prática holística que visa ao desenvolvimento físico, mental e emocional do ser humano. Os adeptos passam por diferentes fases durante o período de dedicação, como exercícios de posturas físicas, de respiração e de diferentes fases de meditação, que ao lado dos princípios éticos e filosóficos formam a base desse sistema.

Para instrutora de ioga Julia Terayama, o maior benefício é proporcionar o autoconhecimento. “O praticante traz a consciência para si mesmo, tanto para o seu corpo, percebendo seus limites de alongamento, de resistência e de força, quanto para a sua mente, tendo contato com as próprias emoções. Trabalhamos muito com o objetivo de aquietar os pensamentos para conseguir focar as respirações e os asanas (movimentos e posturas)”, explicou.

Foi justamente a questão do autoconhecimento que atraiu Natália. “Tenho facilidade com a parte física, já que meu esporte demanda bastante força e flexibilidade, mas gosto de equilibrar o meu corpo com a minha mente. Nem sempre é fácil lidar com a pressão das competições ou com a rotina de treinos. A ioga trouxe uma aquietação de que estava precisando”, revelou.

Existem diversas linhas de ioga, algumas trabalham mais o corpo, outras utilizam o conjunto de práticas físicas com meditação, que já vai atuar mais profundamente na mente, nos padrões de pensamentos e nas emoções.

Para iniciantes, a recomendação é ser acompanhado por um instrutor. Ele vai ajudar nesse início de jornada de desenvolvimento de forma segura, além de ensinar a filosofia da prática e de dar suporte necessário que se alcancem todos os benefícios dessa escolha de estilo de vida.

 

Esportes de aventura

Cuide da saúde entrando em contato com a natureza   A vida urbana trouxe uma série de comodidades, mas a parte ruim dessa história é que todo…

leia mais