Perguntas Frequentes

Documentos: Leve sempre para consultas e exames eletivos, sua carteirinha Samp, um documento de identificação com foto e o comprovante de pagamento d última mensalidade.

Pagamento: Pague sempre seu boleto em dia, para evitar notificação por atraso de pagamento, consequentemente, suspensão de atendimento e rescisão contratual. Caso não receba o boleto até 2 dias antes do vencimento, entre em contato com a Samp.

Nascimento do filho: Você tem até 30 dias após o nascimento de seu filho para incluí-lo em seu plano de saúde.

IMPORTANTE: Em caso de atendimento de URGÊNCIA/EMERGÊNCIA, a apresentação do boleto em dia não é obrigatória.

Documentos: Leve sempre para consultas e exames a carteirinha Samp e um documento de identificação com foto.

Nascimento do filho: Para inclusão de filhos recém-nascidos em seu plano de saúde você tem até 30 dias após o parto. Consulte o setor de Recursos Humanos de sua empresa

Ao realizar uma consulta ou exame você deve apresentar a carteirinha do plano juntamente com um documento com foto. Caso você não tenha em mãos a carteirinha original, poderá apresentar a versão virtual disponível através do aplicativo Samp, disponível na versão Android, exclusivamente para beneficiários Samp.

Sua carteirinha é pessoal e intransferível.

Marque a consulta por telefone com um dos credenciados indicados no Guia Médico disponível no site https://www.samp.com.br/es/.

Caso opte por se consultar em uma das clínicas da Samp, agende sua consulta pelo site, ou pelo aplicativo Samp, disponível na versão Android, ou ainda pela Central de Marcação de Consultas.

Fique atento sobre qual rede de atendimento você pode utilizar, de acordo com o seu plano. Lembre-se que também é necessário marcar consulta nos casos de retornos e para mostrar exames. No dia e hora marcados, procure chegar 15 minutos antes.

Leve os documentos necessários (carteirinha Samp e documentos com foto), dirija-se à recepção para que seja atendido. Se não puder comparecer à consulta, desmarque-a com antecedência, para que outro beneficiário possa ser atendido em seu horário.

Fale com clareza todos os seus sintomas. Leve exames e receitas médicas que já tiver e a lista de medicamentos em uso. Além de evitar a repetição de exames, isso permitirá ao médico examiná-lo de forma mais completa, analisando o seu histórico.

É importante ter um médico que conheça o seu histórico de doenças e as medicações usadas no seu dia a dia, para que se faça um diagnóstico e um tratamento mais adequado. Ele será o responsável pelo acompanhamento da sua saúde, sendo sua referência para tratar a maioria dos problemas e, se necessário, encaminhá-lo a um especialista para resolver alguma questão específica.

Leve ao consultório médico somente as pessoas que serão atendidas, e se necessário, o seu responsável, evitando assim exposição desnecessária a outras doenças.

Exames simples são aqueles de rotina, como Laboratoriais, Radiológicos e Colpocitológicos (preventivo). O beneficiário poderá ir direto ao local credenciado, sem necessidade de prévia autorização da Samp. Esta será solicitada pelo prestador e então emitida através de uma senha no ato do atendimento.

Exames intermediários e especializados são aqueles mais complexos, como endoscopia, tomografia computadorizada e ultrassonografia. Para realizar estes exames você deverá obter uma Guia de Autorização.

Leve o pedido médico e exames anteriores a um dos locais de retirada de guias. De posse da guia de autorização, ligue e agende seu exame. Informe-se sobre as condições para a realização do mesmo, e se há necessidade de algum preparo prévio.

Lembre-se de que as guias têm 30 dias de validade da data de sua emissão.

A situação de urgência / emergência é aquela que implica em risco imediato de morte ou lesões irreparáveis para o paciente, incluindo os resultantes de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional. Nestes casos procure um dos hospitais listados em nosso guia médico, conforme a rede de atendimento do seu plano.

Os casos considerados como urgência são aqueles que precisam de assistência no menor tempo possível para evitar complicações e sofrimento.

Exemplos: cólica renal, cortes e ferimentos, febre acima de 40 graus, etc.

Emergência é toda situação crítica, que implica risco de morte, causa sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, portanto deve ser tratado imediatamente.

Exemplos: Infarto, derrame cerebral, hemorragia, acidentes graves, inclusive com animais peçonhentos; queimaduras; hemorragia; dificuldade de respirar, asma e pneumonia.

O pronto-socorro não deve ser usado fora desses cenários. O atendimento fica sobrecarregado e gera dificuldade para quem realmente precisa, além de aumentar os custos para você e para a empresa.

A Samp cobrirá as despesas das internações efetuadas na rede de credenciados, de acordo com a cobertura contratual.

Grande Vitória: Internações eletivas (previamente marcadas):

Você deverá solicitar a guia de autorização nos locais de retirada de guias, apresentando a carteirinha Samp, a solicitação médica e os resultados de exames anteriores para avaliação e perícia médica. Seu médico poderá agendar sua internação assim que você receber a guia autorizada.

Interior do Estado: Internações eletivas (previamente marcadas):

Você deverá solicitar a guia de autorização através dos telefones 3334-9010, 3334-9012 ou pelo fax 3334-9011 ou e-mail autorizacao@samp.com.br. Seu médico poderá agendar sua internação, assim que for confirmada a autorização através de senha ou fax.

Prorrogação de internações:

Você não precisa se preocupar caso sua data de alta seja adiada, pois o próprio hospital entrará em contato com a Samp para solicitar a prorrogação.

Retirada de Guias

    • Vitória: Rua Padre Antônio Ribeiro Pinto, 195, 3º andar, Praia do Suá – Tel: 3334-9010 / 3334-9012
    • Vila Velha: Rua Henrique Laranja, s/n, Centro – Tel: 3289-0691
    • Cariacica: Av. Edgar Gonçalves, Qd. 05, Alto Dona Augusta, Tel.: 3336-0035
    • Serra: Primeira Avenida, 231, 4º andar, Laranjeiras, Tel: 3228-8052
    • Cachoeiro de Itapemirim: Praça Pedro Coevas Junior, 24 Sl. 103, Centro, Tel: 3521-7288
    • Linhares: Avenida Comendador Rafael, 1004, Centro, Tel: 3371-0261
    • Aracruz: Rua Lydio Flores, Centro, Aracruz.
    • Colatina: Av. Luiz Dalla Bernardina, 427, Loja 01, Centro, Tel: 3122-0178
    • Guarapari: Av. Mar do Norte, 231, Praia do Morro – Tel: 3334-9853

O Reembolso é um direito do beneficiário, nos casos de atendimento de urgência e emergência, quando da ausência ou inexistência do prestador credenciado ou não, no município de abrangência geográfica e atuação do produto . O prazo para o pagamento é de até 30 (trinta ) dias, contados da data da solicitação do reembolso.

As orientações sobre a documentação necessária poderão ser acessadas através do telefone 0800 025 9000.

Os reajustes das mensalidades do plano de saúde, ocorrerão conforme abaixo:

  • Pessoa física: conforme determinação da ANS. (Agencia Nacional de Saúde Suplementar).
  • Pessoa jurídica: conforme previsão contratual e/ ou acordo entre as partes.

O manuseio das informações dos pacientes e respectivos prontuários médicos somente se dará por profissionais legalmente habilitados para tal, de acordo com o capítulo X do Código de Ética Médica do CFM no art. 85, cabendo ao Credenciado garantir a confidencialidade dos dados e informações médicas geradas em razão do contrato, inclusive em caso de rescisão contratual.

De acordo o art. 87 do Código de Ética Médica, o prontuário médico deve ser elaborado de forma legível para cada paciente, destacando que:

  • O prontuário deve conter os dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchido, em cada avaliação, em ordem cronológica com data, hora, assinatura e número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina;
  • O prontuário estará sob a guarda do médico ou da instituição que assiste o paciente. Em relação ao tempo de guarda do prontuário médico, fica estabelecido (conforme a Resolução do CFM Nº 1.821, de 11 de julho de 2007);
  • Guarda permanente, considerando a evolução tecnológica, para os prontuários dos pacientes arquivados eletronicamente em meio óptico, microfilmado ou digitalizado. (Conforme Art. 7º da referida resolução);
  • Prazo mínimo de 20 (vinte) anos, a partir do último registro, para a preservação dos prontuários dos pacientes em suporte de papel, que não foram arquivados eletronicamente em meio óptico, microfilmado ou digitalizado. (Conforme Art. 8º da referida resolução).

Cada indivíduo é responsável por sua saúde. Prevenir doenças e cuidar da saúde é o mais importante para a conquista da qualidade de vida e longevidade. E, para cuidar bem do corpo, é importante a adoção de hábitos saudáveis como alimentar-se de forma equilibrada e nutritiva e praticar atividade física frequentemente.

Além disso, realizar consultas e exames de rotina para que você possa fazer escolhas saudáveis e ter maior controle sobre sua saúde.  Para isso, a Samp oferece O Programa Melhor de Vida, responsável pela promoção e prevenção à saúde que pode auxiliá-lo no autocuidado e busca pelo bem-estar.

A participação no programa é gratuita. O Melhor da Vida possui uma central exclusiva, composta por enfermeiros treinados, para o acompanhamento da saúde dos nossos beneficiários, através do aplicativo de monitoramento, o Samp Bio, que além de facilitar a comunicação entre nossa equipe e o beneficiário, divulga dicas de saúde e lembrete do uso de medicamentos de uso contínuo e de aferição de pressão arterial.

Saiba mais sobre o programa e como baixar o aplicativo, acessando o link: http://melhordavidasamp.com.br/

Matriz samp